terça-feira, 27 de novembro de 2012

10 das Cidades mais coloridas do Mundo!!!


Porque é que as cidades costumam ser tão “cinzentas” perdendo o calor, e a alegria da cor?

Ficam pirosas? Talvez um pouco aos nossos olhos habituados aos estereótipos a que estamos acostumados…

Quando um bairro, uma cidade resolvem adoptar as cores do arco-iris, transformam-se em ex-libris por esse mundo fora!

Temos aqui alguns exemplos desse “exagero” de cores …

1.     1. Riomaggiore, Ligúria, Itália

Uma das cidades mais charmosas do mundo, os prédios de Riomaggiore são cheios de cor.



1.       2. Willemstad, Curaçao, Antilhas Holandesas

Esta cidade, capital das Antilhas Holandesas tem uma arquitectura de inspiração holandesa mas com todas as cores dos trópicos.



1.       3. La Boca, Buenos Aires, Argentina

Este bairro está considerado como o mais colorido de capital da Argentina.  La Boca é um bairro cuja origem são os emigrantes italianos.




1.     4.  Wroclaw, Polônia

Wroclaw, localizada no Sudoeste, é considerada a cidade mais charmosa da Polónia. A sua arquitetura gótica do século 14 tem uma forte inspiração romano/católica.





1.  5. Longyearbyen, Svalbard, na Noruega

Num cenário em que a cor quase não existe, como é o caso desta cidade que está numa ilha no Ártico, nada melhor que colorir bem as casas para dar um ar mais acolhedor.



1.     6. Nyhavn, Copenhagen, Dinamarca

Esta cidade à beira de um canal na Dinamarca também adoptou as cores vivas para que as suas casas sobressaiam na paisagem agreste deste país.


1.       7. Guanajuato, México

Esta pequena cidade com arquitectura de origem espanhola, cujo o nome traduzido significa “monte de sapos”  (o sapo é o símbolo mexicano da sabedoria) tem nas suas cores berrantes uma imagem de marca.



1.     8. Lima, Peru

Lima é uma cidade essencialmente de trabalho, ao contrário de quase todas as outras cidades aqui apresentadas.
Lima é especialmente conhecida pelos seus diferentes estilos arquitetónicos, o  Barroco espanhol,  o neoclassicismo francês e prédios de art-nouveau que tornam esta cidade uma palete de cores.



1.       9. Bryggen, em Bergen, Noruega

O bairro de Bergen, a quem os moradores chamavam de Bryggen "o cais" remonta ao ano de 900 DC. Hoje em dia este conjunto de edifícios de madeira, são populares restaurantes localizados ao lado de um mercado de peixe, onde outrora se realizavam importantes transações comerciais.


1.       10.Jaipur, Rajasthan, India

A cidade Rosa, a capital do estado do deserto Rajasthan, apresenta uma arquitectura de arenito rosa - a partir de grandes estruturas e fortes para os mercados pequenos.
Esta não é uma cidade multicolor, mas o rosa forte contrastando com a ausência de cor do deserto e com os elefantes, camelos e vacas que vagueiam pela cidade tornam quase surreal esta cidade.










Sem comentários:

Enviar um comentário